Sobre o Programa Voluntário Carrefour

30/01/2015 10:40

 

Criado em 2001, o Programa Voluntário Carrefour nasceu do desejo dos próprios funcionários de fazerem parte de mudanças sociais onde a empresa atua. Chegou a hora de reinventar, transformar, inovar... Juntos, vamos construir o Programa Voluntário que queremos: simplificado, padronizado e com mais visibilidade.

 

Reforçando nossos valores com a Comunidade

Com o objetivo de reforçar nosso relacionamento com a comunidade, as atividades voluntárias propostas estão alinhadas com os valores Carrefour: Comprometido, Atencioso e Positivo.

Comprometido

Interagir, dialogar e colaborar é o nosso caminho para o trabalho com a comunidade.

Atencioso

Com respeito e proximidade, criamos laços de confiança em nossos relacionamentos. Ser acolhedor é estar atento às necessidades das pessoas e contribuir para uma melhor qualidade de vida para todos.

Positivo

Um futuro melhor acontece para quem acredita nele. Trabalhamos com energia, entusiasmo e otimismo para a construção de um planeta mais solidário e sustentável.

 

Como está organizado o Programa Voluntário no Carrefour?

Todos os funcionários do Carrefour podem ser voluntários. Os colaboradores são liberados por 4 horas / mês dentro dos horários de trabalho para realizar um trabalho voluntário.

  • Nas Unidades (lojas, centros de distribuição e plataformas), o grupo de voluntário escolhe a organização social dependendo do público que ele quer ajudar (crianças, pessoas com deficiências, idosos, jovens, etc). Os voluntários são livres para definir o conteúdo das visitas mensais se inspirando nas datas comemorativas (carnaval, páscoa, festa junina, dia das crianças, natal, etc).

                                                        

  • Na Matriz, por conta do alto número de funcionários, a área de Responsabilidade Social propôs 4 opções para os funcionários escolherem:

    • Crianças: Sensibilização das crianças sobre os direitos humanos e o meio ambiente via jogos, teatro, contação de historias e construção de brinquedos educativos.

    • Idosos: os voluntários serão responsáveis por descobrir e registrar as histórias de vida dos idosos em um álbum além de realizar atividades de lazer para quebrar a rotina do dia-dia.

    • Pessoas com deficiência: Participação em várias oficinas (marchetaria, tecelagem, artesanato) junto com as pessoas com deficiências da instituição para prepará-los ao mercado de trabalho além de desenvolver atividades físicas e intelectuais com eles.

    • Jovens: capacitação de jovens e adultos em situação de exclusão econômica e social na área do varejo alimentar, com o objetivo de promover sua inserção no mercado de trabalho.