Sugestão de ação: Pote da gratidão

07/02/2017 16:36

No dia 06 de janeiro foi comemorado o Dia da Gratidão. Mas como para ser grato não é preciso data definida, preparamos uma sugestão de ação com passo-a-passo sobre o tema para você organizar com seus colegas.

Pote da Gratidão

A ideia é tornar a gratidão parte da rotina, deixar visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos. Independentemente das dificuldades e problemas, existem motivos para exercitar a gratidão dentro de cada um. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, exercitar a gratidão traz inúmeros benefícios físicos e sociais, levando 25% mais felicidade ao dia-a-dia das pessoas. A gratidão neutraliza sentimentos negativos e muda o olhar de quem a pratica. Por isso, a ideia desta ação é incentivar o sentimento diário de gratidão entre os colaboradores. Trata-se de uma atividade em que os voluntários ou departamentos recebem um pote vazio, com papeis e canetas, para que escrevam diariamente as coisas pelas quais são gratos. Ao final do ano (ou de um período combinado previamente), os colaboradores deverão abrir o potinho e ler os bilhetes para relembrar as coisas que os fizeram se sentir agradecidos ao longo daquele tempo.

Passo a passo

  1. Distribua um potinho e pequenos papéis coloridos para cada grupo de voluntários ou departamento.
  2. Informe aos voluntários que eles deverão escrever diariamente um motivo pelo qual se sentem gratos e depositar o bilhete dentro do pote.
  3. Combine o período da brincadeira (pode ser uma semana ou um mês, por exemplo).
  4. Na data combinada, reúna os voluntários para abrir o pote e lerem os bilhetes em voz alta. Este será um momento para relembrar coisas bacanas que ocorreram naquele período e refletir sobre quantas coisas boas acontecem à nossa volta.
  5. Você pode aproveitar e turbinar esse momento de gratidão com um café compartilhado, por exemplo.

Lembre-se:

Registre a ação e coloque no Portal para inspirar seus colegas!

Material Necessário

  • Potes de vidros recicláveis ou uma caixa de papel
  • Pedacinhos de papel ou post-its coloridos
  • Cartolinas coloridas
  • Tesoura
  • Canetas 

Outra variação desta ideia 

Em vez de escrever um agradecimento genérico, o voluntário também pode ser estimulado a escrever no papel o nome de um colega e um fato pelo qual ele deseja agradecer. Ao final do período, quando o pote é aberto, os bilhetes são entregues àqueles que receberam os respectivos agradecimentos.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se